Somos os leitores do Pré-Escolar e do 1º Ciclo das Bibliotecas Escolares da EB Conquinha, EB Padre Francisco Soares e EB Turcifal. Este blogue pretende ser um espaço de partilha e divulgação das atividades que se realizam no âmbito do Plano Anual de Atividades das bibliotecas.
No dia 16 de novembro, às 10 horas, teve início a comemoração do Centenário de José Saramago, através da voz das crianças que realizaram sessões de leitura do conto de José Saramago, A maior flor do mundo.
Através da transmissão streaming no Facebook e em sessões de leitura presencial na Biblioteca Escolar, uma experiência coletiva de leitura aconteceu.
A EB Conquinha foi uma das mais de 100 escolas participantes no evento, com os leitores entusiastas da turma CQ4B.
"Saramago na escola: Leituras Centenárias" é uma iniciativa da Fundação José Saramago com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares. Mais informações disponíveis aqui.
No Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), a RBE lançou o desafio MIBE2021 com vista à recriação artística
de Contos de Fadas
e Contos Tradicionais
de todo o Mundo.
A BE Conquinha participou na categoria "Desenho e Pintura" e criou uma apresentação multimédia para dar a conhecer o trabalho de (re)escrita, desenho e pintura de contos a partir do livro "Não há dragões nesta história". O trabalho foi realizado pelas turmas do Pré-Escolar e 2 turmas do 1º Ciclo - CQ2A e CQ2B, no final do ano letivo 2020/2021.
Uma viagem literária EMOCIONANTE com momentos para sempre recordar!
Partimos das Bibliotecas Escolares AEMT em direção à Biblioteca Municipal de Torres Vedras com 8 leitoras entusiastas da leitura, onde prestaram provas escritas e orais.
Seguimos viagem para a Fase Intermunicipal - Biblioteca Municipal de Alenquer com 3 leitoras apuradas que, inicialmente, prestaram provas escritas. 2 leitoras foram apuradas para as provas orais, em palco.
Terminámos a viagem em Almada, na Final, com 1 aluna apurada e um prémio conquistado.
No dia 4 de junho, Almada acolheu a Final da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, organizada pelo PNL2027, em parceria com a RBE entre outras entidades.
O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora dos alunos.
A iniciativa teve como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário que, ao longo das várias fases do concurso (Fase Escolar, Fase Municipal e Fase Intermunicipal) prestaram provas orais e escritas e foram sendo apurados.
Este ano letivo, 2349 escolas (Escolas Portuguesas no Estrangeiro, Escolas da região autónoma dos Açores e da Madeira e do continente) inscreveram-se na iniciativa.
A EB Conquinha participou com grande entusiasmo, assente num trabalho colaborativo entre a sala de aula e a biblioteca escolar.
Ao longo das várias etapas, os alunos participantes foram revelando o seu gosto e interesse pela leitura e vencendo etapas.
A Sara Carvalho, da turma CQ4B, foi uma das alunas finalistas do CNL e venceu o Prémio Vídeo com a apresentação de um dos seus livros preferidos "Uma cegonha em apuros", de Margarida Fonseca Santos e Carla Nazareth.
Parabéns Sara! Uma grande emoção encheu o nosso coração!
Parabéns a todos os alunos participantes, professores e famílias que durante o ano letivo estiveram envolvidos com empenho no Concurso Nacional de Leitura.
Parabéns a todos os finalistas que festejaram a Leitura!
Convidamos a assistir à cerimónia que contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e do Ministro da Educação, Dr. João Costa.
Ambos, deixaram uma missão para todos nós:
Conquistar novos leitores!! Contamos convosco!
Às 5:04 do vídeo, o anúncio dos vencedores da Prova Vídeo, momento em que poder-se-á visualizar a participação da Sara no evento.
Cristina Taquelim, mediadora de leitura e cuidadora de
comunidades de mestres contadores do Baixo Alentejo, voltou a Torres Vedras para espalhar
contos tradicionais.
A arte de contar faz de si uma das melhores contadoras de histórias em Portugal, preservando o Património Literário Oral Português e as histórias tradicionais do povo português, aquelas que devem continuar a ser transmitidas de geração em geração.
As histórias "da boca à orelha"... ou será "da orelha à boca"?!
Na Biblioteca Escolar da Conquinha, muitas "orelhinhas" escutaram a Cristina e a festa do Livro e da Leitura aconteceu.
António Gouveia e Cláudia Fonseca estiveram na Biblioteca Escolar da EB Turcifal e dinamizaram a sessão de narração oral "Contos com Objetos", atividade integrada no evento literário "Torres Vedras, Cidade dos Livros".
Não sabíamos que objetos seriam e fomos surpreendidos!
"Branca de Neve e os seis anões" (versão africana)
O António usou: 1 pacote de farinha "Branca de Neve" (a Branca de Neve), uma lata de fermento "Royal" (o Rei), 6 pacotinhos de açúcar (os 6 anões), 1 beringela, 1 colher e 1 mata moscas. Conseguem imaginar?!
O António e a Cláudia deixaram-nos uma excelente sugestão: contar histórias com objetos que usamos no dia-a-dia. Boa ideia!! Vamos experimentar?!
"E se uma ida ao teatro nos transformasse em músicos de uma orquestra?
E se essa
orquestra se transformasse numa floresta?
E se essa floresta nos fizesse amar as árvores?
E se
as árvores desatassem a falar?
E se a fala das árvores nos mostrasse como as palavras dançam?
E se uma ida ao teatro fosse pura poesia?"
"Poema para grande orquestra parada, um silêncio bem alto." Millôr Fernandes
Cristina Paiva, a maestrina, conduziu uma floresta, e houve uma orquestra que dividida por naipes e com muita poesia, foi ensaiando com brincadeira, coreografias, músicas, sons de vento e de pássaros e até de palavras proibidas.
No final, floresta e orquestra tornaram o momento inesquecível. Ao som da música de Joaquim Coelho, as palavras do poema de João Pedro Mésseder foram acompanhadas dos movimentos da língua gestual portuguesa e o encanto da poesia aconteceu.
Neste 2º desafio, a BE Conquinha participou com um Podcast da autoria do aluno Miguel Almendro, da turma CQ4A que foi considerado um dos 5 melhores trabalhos do 1º Ciclo.
Parabéns Miguel!!
Na escola, todas as participações foram muito boas o que tornou difícil a decisão da equipa da biblioteca escolar.
Ora espreitem lá o que os nossos escritores escreveram e como escrevem tão bem as suas opiniões:
No dia em que Portugal vive há tantos dias em democracia como viveu em ditadura, precisamente o dia em que se deu início às comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril, as Bibliotecas Escolares da EB Conquinha e EB Turcifal convidaram os seus (e)leitores a participar na votação "Miúdos a Votos" para a eleição do livro preferido dos alunos do 1º Ciclo, no ano letivo 2021/2022.
“Miúdos a votos – quais os livros
mais fixes? - 2022”
Os alunos da EB Conquinha
elegeram o seu livro preferido.
No dia 24 de março de 2022, a
turma do 4.º B da EB Conquinha, procedeu ao escrutínio dos votos da eleição
“Miúdos a votos – quais os livros mais fixes? - 2022”.
A Professora Bibliotecária Joana
Rodrigues, trouxe a urna e os cadernos eleitorais para a sala de aula do 4.º B.
Os membros da Mesa Eleitoral: Leonor, Sara e Ricardo, calcularam o número de
votantes (212) e o número de alunos matriculados (267).
Abriu-se a urna e contaram-se os
boletins de voto para determinar se estes coincidiam com o número de votantes.
Como não coincidiram, fez-se uma recontagem. No final desta, os números
coincidiram e validou-se a contagem.
Em seguida, procedeu-se à
contagem dos votos válidos (210), em branco (1) e nulos (1), para se apurar o
vencedor. Registaram-se esses resultados na Folha de Escrutínio.
O livro vencedor foi “Gravity
Falls – Diário 3”, com 49 votos.
O escrutínio realizou-se após o
ato eleitoral que aconteceu durante o dia 23 de março, a nível nacional. Na EB
Conquinha a votação teve lugar na Biblioteca Escolar, tendo sido membros da
Mesa Eleitoral alguns alunos das três turmas do 4.º ano (Vicente, Tiago,
Miguel, Luísa, Francisco, Constança, Salvador, Duarte, Clara, Leonor, Sara e
Ricardo).
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MADEIRA TORRES representará Torres Vedras na FASE INTERMUNICIPAL do CONCURSO NACIONAL de LEITURA
1º e 2º Ciclo
Sara Carvalho - EB Conquinha - 4ºB e Maria Leal Vaz - EB Padre Francisco Soares - 6ºA
No passado dia 28 de março, decorreu o 1º momento da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, este ano, organizado pela Biblioteca Municipal de Alenquer, um dos 12 municípios da RIBO - Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste.
As alunas Sara e Maria Inês, da turma CQ4B, alunas apuradas na Fase Municipal - 1ºCiclo, realizaram a prova escrita online em torno da obra selecionada "Sophia, a menina do mar", deJorge Lima e Cristina Falcão (Nuvem de Letras).
Dos 24 alunos participantes, 5 alunos passaram ao 2º momento avaliativo da Fase Intermunicipal que realizar-se-á na Biblioteca Municipal de Alenquer, a 21 abril. São eles:
Catarina Shmagelska – Caldas da Rainha
João Patinha – Arruda dos Vinhos
Maria Mariana Faelli – Caldas da Rainha
Matilde Madeira – Peniche
Sara Carvalho – Torres Vedras
A Sara foi uma das alunas apuradas e segue em competição!
A partir do livro selecionado, reinventaram o Capítulo III com a escrita de uma nova cena; selecionaram uma experiência; investigaram e construíram um protocolo experimental adequado à nova cena inventada.
Acreditem que a nova cena é muito interessante!!! E super empolgante!!
O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa inspira-se na coleção O Clube dos Cientistas, de Maria Francisca Macedo e é uma das Iniciativas 21/22 propostas pela Rede de Bibliotecas Escolares.
A turma CQ3A, da EB Conquinha, aceitou o desafio e está a participar no Campeonato de Ciência e Escrita Criativa. Escreveu uma nova cena para a história "O Clube dos Cientistas: um estranho caso na quinta", investigou e construiu um protocolo experimental para, com uma nova experiência, desvendar o estranho mistério da quinta pedagógica.
Plano Nacional de Leitura e Ler+Ciência (PNL/Ciência Viva)
Ciência e Literatura em histórias divertidas, cheias de ação, protagonizadas por três irmãos, a Catarina, o Chico e o Carlos que são fascinados pela ciência e sempre em busca de novos mistérios. Para ultrapassar os desafios que surgem ao longo das histórias, recorrem aos seus conhecimentos científicos.
A Biblioteca Escolar da EB Turcifal assinalou o Dia Mundial da Poesia com "10 minutos a Ler" poesia.
"As Fadas Verdes", de Matilde Rosa Araújo (1994) foi o livro escolhido.
Uma oportunidade para desvendar os seres misteriosos e encantados que povoam a imaginação de todos nós - as Fadas - tal como Sophia de Mello Breyner Andresen descreveu no seu livro "A Fada Oriana" (1958).
De seguida, a leitura de alguns dos poemas do livro "As Fadas Verdes", de Matilde Rosa Araújo.
Cada poema é um convite a celebrar a Natureza, a sua beleza e transformação.
No decorrer da Semana da Leitura, este ano, novamente em versão semipresencial, a Biblioteca Escolar convidou os Pais e Encarregados de Educação a participar na iniciativa PAIS A LER+ para "festejar a leitura como um ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, lugar de encontro, criativo e colaborativo." PNL2027
Nas Bibliotecas Escolares da EB Conquinha e EB Turcifal, os PAIS A LER+ dinamizaram momentos de leitura presencial com as turmas dos respetivos educandos. Sentaram-se na cadeira que nos "leva a voar sem sair do lugar" e prometeram continuar a "Ler sempre. Ler em qualquer lugar."
Na versão online, convidámos à partilha de uma leitura em voz alta com recurso a uma ferramenta digital criada para o efeito e a nossaBIBLIOTECA DIGITAL PAIS A LER+ está a crescer!
Celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores é o propósito.
As Bibliotecas Escolares AEMT associam-se à festa do Livro e da Leitura e, junto das suas comunidades escolares, promovem um conjunto de atividades que contam com o envolvimento de todos: alunos, educadoras, professores, pais e encarregados de educação.
Na Semana da Leitura, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Madeira Torres lançam um novo blogue que pretende ser um espaço de partilha e divulgação das atividades que se realizam no âmbito do Plano Anual de Atividades.