quarta-feira, 6 de abril de 2022

"Miúdos a Votos", Livros, Liberdade e Cidadania


 23 março. Dia da Votação. 
Os Miúdos foram a votos. Viva a Liberdade! 

No dia em que Portugal vive há tantos dias em democracia como viveu em ditadura, precisamente o dia em que se deu início às  comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril, as Bibliotecas Escolares da EB Conquinha e EB Turcifal convidaram os seus (e)leitores a participar na votação "Miúdos a  Votos" para a eleição do livro preferido dos alunos do 1º Ciclo, no ano letivo 2021/2022.

Biblioteca Escolar da Conquinha


Notícia redigida pela "Comissão de Eleições"

“Miúdos a votos – quais os livros mais fixes? - 2022” 

Os alunos da EB Conquinha elegeram o seu livro preferido.

No dia 24 de março de 2022, a turma do 4.º B da EB Conquinha, procedeu ao escrutínio dos votos da eleição “Miúdos a votos – quais os livros mais fixes? - 2022”.

A Professora Bibliotecária Joana Rodrigues, trouxe a urna e os cadernos eleitorais para a sala de aula do 4.º B. Os membros da Mesa Eleitoral: Leonor, Sara e Ricardo, calcularam o número de votantes (212) e o número de alunos matriculados (267).

Abriu-se a urna e contaram-se os boletins de voto para determinar se estes coincidiam com o número de votantes. Como não coincidiram, fez-se uma recontagem. No final desta, os números coincidiram e validou-se a contagem. 

Em seguida, procedeu-se à contagem dos votos válidos (210), em branco (1) e nulos (1), para se apurar o vencedor. Registaram-se esses resultados na Folha de Escrutínio. 

O livro vencedor foi “Gravity Falls – Diário 3”, com 49 votos.

O escrutínio realizou-se após o ato eleitoral que aconteceu durante o dia 23 de março, a nível nacional. Na EB Conquinha a votação teve lugar na Biblioteca Escolar, tendo sido membros da Mesa Eleitoral alguns alunos das três turmas do 4.º ano (Vicente, Tiago, Miguel, Luísa, Francisco, Constança, Salvador, Duarte, Clara, Leonor, Sara e Ricardo).

 A “Comissão de Eleições” da EB Conquinha - CQ4B

Biblioteca Escolar do Turcifal

Saber mais...

Leitura e cidadania são as palavras-chaves de ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’, uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que pretende promover a voz das crianças e dos jovens nas nossas escolas, o gosto pelos livros e a participação cívica – tudo de forma muito natural e descontraída, aprendendo sem se dar conta disso.